Programa de Pontos

A maioria dos cartões oferece programas de pontos, um sistema que traz vantagens para o cliente que utiliza regularmente os cartões de crédito e débito. Os programas de pontos mais conhecidos são os das bandeiras Mastercard e Visa, nas variantes dos cartões nacionais e internacionais. Para aderir a esses programas de pontos não precisa pagar nada, basta adquirir e utilizar o cartão. Quanto mais a pessoa usa o cartão, mais pontos ela ganha.

Toda transação feita com o cartão, seja crédito ou débito, todas as compras realizadas no Brasil e no exterior valem pontos para serem resgatados e utilizados na aquisição de outros produtos e serviços. É possível acumular pontos e resgatá-los em parceiros na compra de passagens aéreas, diárias em hotéis, livros, utilidades domésticas, descontos em concessionárias, locadora de veículos, assinatura de revistas, móveis, parcerias com a rede de pedágios sem parar e muito mais, pois há uma infinidade de opções disponíveis ao consumidor. E assim, esses programas conseguem a fidelização do cliente, que passa a querer usar cada vez mais o cartão de crédito.

Alguns benefícios e serviços já vêm atrelados ao cartão. Existem cartões que oferecem serviços como encanador e chaveiro para emergências. Quem compra passagem aérea com o cartão tem acesso a seguro de vida. Há também assistência odontológica e médica em casos de emergência, seguro contra roubos e danos a veículos alugados no exterior. E caso haja dor de cabeça na viagem com bagagem perdida, titulares e dependentes podem receber uma quantia para a substituição de artigos essenciais.

Já quando se fala em programa de fidelidade em cartões, o que mais se conhece é a conversão de pontos em milhagens, para a aquisição de passagens áreas. É possível resgatar pontos para o programa Smiles, Tam Fidelidade, rede Múltiplos Fidelidade, Programa Victória da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, etc. As regras variam de acordo com o nível do cartão, a bandeira e o banco.

O fator de conversão das compras em pontos varia de acordo com o tipo de cartão. Cartões de categoria superior, cujo titular possua renda a partir de R$ 10 mil, como Mastercard Black, Visa Infinite, American Express Platinum Card e Diners, podem contar cada dólar gasto ou o equivalente em reais, com de 2 a 2,5 pontos. Os do tipo Platinum da Visa e Mastercard, com renda a partir de R$ 5.000, contam 1,5 ponto e os do tipo Gold consideram 1 ponto.

Conforme o nível do cartão, o consumidor já sai com um bom número de pontos ao adquirir o mesmo e vai acumulando mais conforme realiza as compras. A consulta e o resgate de pontos podem ser feitos pela central de atendimento ao cliente dos cartões. O acompanhamento dos pontos também pode ser feito pela internet.

Uma novidade exclusiva para os titulares de cartões de categoria superior, são serviços de concierge, uma espécie de mensageiro ou secretário particular. Basta ligar em qualquer horário para a central de atendimento para resolver problemas como a cópia de uma chave perdida, confirmar vôos, fazer reservas em restaurantes ou até mesmo enviar um presente a algum amigo. O concierge providencia o que for preciso, não cobra comissão sobre o trabalho e o valor do produto é debitado no cartão.

Dependendo do cartão, o cliente pode ter acesso às salas VIPs de aeroportos, ganhar tarifas diferenciadas, descontos em hotéis entre outras surpresas agradáveis. Quanto mais alta a categoria do cartão, maiores os mimos exclusivos firmados pela administradora com os parceiros. A American Express, por exemplo, tem parceria com o Sem Parar/Via Fácil, dos pedágios, e oferece isenção total de mensalidade e desconto na taxa de instalação do sistema. O Diners Club oferece descontos em restaurantes badalados e translados até o aeroporto.

Além dos programas de pontos e programas de fidelidade, as administradoras dos cartões também oferecem descontos em teatro, cinema, bônus, e promoções como compre um, leve dois. É sempre bom ficar atento para não perder estas oportunidades.