Cartão de Crédito

O uso do cartão de crédito é cada vez mais comum no Brasil. Estima-se que haja um crescimento de 20% ao ano das operações realizadas com cartões no país nos últimos anos. Pela sua praticidade, o cartão de crédito é um aliado do cotidiano, mas é preciso cuidado para não cair em armadilhas que podem atrapalhar o orçamento doméstico, pois é a linha de crédito com os maiores juros do mercado. O segredo é usar o cartão com consciência, evitar o crédito rotativo e aproveitar os benefícios que o banco ou a operadora oferecem.

Atualmente, é possível fazer crédito em todo lugar: há os crediários próprios oferecidos pelo comércio em geral, como lojas de departamentos, até os cartões de crédito tradicionais ofertados pelos bancos aos correntistas. A dificuldade é saber se é interessante ou não aceitar o cartão oferecido e entender a infinidade de ofertas disponíveis no mercado. Como escolher? Quantos cartões possuir? Como organizar os pagamentos?

Vamos lá. O cartão é muito prático, permite antecipar um desejo, seja uma roupa, uma viagem, um serviço e ter um prazo maior para pagamento. Mas é bom não ter a ilusão de que não se está gastando, pois se está sim. Trata-se de protelar o pagamento, ou seja, a pessoa terá que honrar a divida feita com a referida compra num futuro próximo. Na maioria dos casos, o prazo de pagamento chega até 40 dias. O ideal é preferir quitar a fatura no valor total e a vista, para não gerar juros que normalmente são muito altos. Se o cliente optar pelo pagamento do valor mínimo da fatura, é preciso lembrar que no mês seguinte terá que arcar com o valor da diferença mais os juros. Assim, fazer o pagamento a vista do valor total da fatura, é o melhor negócio. Sem atrasos, que também acarretam juros altos.

Especialistas recomendam ter apenas um cartão de crédito e verificar entre os bancos e administradoras, qual cartão oferece uma cesta maior de benefícios e mais se adapta ao perfil do cliente. No entanto, algumas pessoas gostam de ter dois ou mais cartões, para fazer crédito e trabalhar com as diferentes datas de vencimento, aproveitar as promoções oferecidas e ter o plástico com bandeiras diferentes.

As bandeiras principais dos cartões de crédito são Visa, Mastercard, American Express e Diners. Existe ainda em nível nacional os cartões Aura, HiperCard, Sorocred, entre outras, que oferecem uma infinidade de opções de vantagens e programas de fidelidade, pontos e prêmios. O melhor é pesquisar os sites dos bancos e administradoras de cartões, negociar com o gerente, e optar pelo que melhor se adapta as necessidades particulares ou da família. E também verificar taxa de anuidade, se o estabelecimento oferece cartões adicionais gratuitamente, promoções, programa de fidelidade etc.

Muitos estabelecimentos costumam encaminhar cartão de crédito para os consumidores sem que os mesmos os tenham solicitado. Para aceitá-los, geralmente pede-se que o mesmo seja desbloqueado, pelo telefone, através do serviço de atendimento ao cliente.

Caso a pessoa não tenha interesse, deve solicitar o seu cancelamento. Fazer compras com o cartão de crédito é uma boa alternativa para organizar o orçamento. Com a fatura mensal detalhada, as pessoas conseguem verificar onde estão as maiores despesas, onde é possível economizar, e ainda ganhar pontos, prêmios e descontos. A questão é não se iludir com o crédito, ter mais cartões que o necessário, controlar as compras para não ficar com o nome sujo por falta de pagamento, pois quando não se honra a dívida, além de virar uma bola de neve de juros e taxas, o banco pode até partir para uma execução judicial. Usar o cartão de crédito com inteligência é sempre o melhor negócio.

Saiba mais sobre cartão de crédito através do vídeo abaixo: